Verificado: Este vídeo de uma escola rachada com água jorrando do solo não é do terremoto no Marrocos, mas do Japão em 2011

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

As imagens foram publicadas pela primeira vez em canais do YouTube em março de 2011, após o terremoto daquele ano no Japão.

Está circulando no TikTok e no Facebook um vídeo que supostamente corresponde a um playground de uma escola rachado e semi-inundado em Marrocos como resultado do terremoto de magnitude 6,8 com epicentro em Ighil em 8 de setembro. No entanto, as imagens estão descontextualizadas e pertencem ao terremoto de 2011 no Japão. 

O vídeo do TikTok, que tem mais de um milhão e meio de visualizações em um dia, mostra inicialmente rachaduras em primeiro plano por onde a água jorra do solo. No 20º segundo, observam-se imagens de um pátio de escola meio inundado pela água que sai das diferentes frestas. Ao fundo é possível ver os prédios escolares em verde, algumas árvores em frente a eles e um pequeno parque-bar. À medida que a planta é ampliada é possível ver a porta principal, mais árvores e um estacionamento para bicicletas.

Em outro momento, ele se concentra em um gol de futebol atrás de uma rachadura pronunciada que atravessa grande parte do quintal e cospe água constantemente. Além disso, lê-se a inscrição “Ore por Marrocos”. Esta é a força do terremoto em Marrocos”, bem como a suposta data dos acontecimentos: “9 de setembro de 2023”. 

No entanto, é um vídeo descontextualizado. As imagens correspondem ao terremoto no Japão em 2011…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸