Apurado pelo site Snopes
A imagem de uma criatura em um ambiente pantanoso com partes do corpo que lembram uma tartaruga, um polvo e, talvez, um crustáceo foi repetidamente compartilhada com várias histórias de fundo falsas ou satíricas. Vídeos do TikTok em maio de 2023 afirmavam, por exemplo, que a criatura veio de Santa Clara, no Peru.
A imagem também foi usada como parte de uma notícia satírica publicada pela página do Facebook The Somerset Insider em meados de abril de 2023:
A imagem – e também a noção de que tartarugas e polvos estão próximos o suficiente evolutivamente para hibridizar – não são baseadas na realidade. A versão mais antiga da imagem que Snopes conseguiu identificar vem de uma postagem de 30 de março de 2023 em uma comunidade do Facebook dedicada ao compartilhamento de imagens geradas pela plataforma de inteligência artificial Midjourney:
Como tal, a imagem não retrata uma criatura real ou mesmo um ser humano real ao lado dessa criatura. Como resultado, Snopes classifica a imagem como “falsa”…
Veja a apuração completa no site Snopes