Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
O vídeo foi gravado em dezembro de 2022 em um bairro de Casablanca e mostra o desabamento de um prédio que estava em mau estado
Várias publicações nas redes sociais divulgaram um vídeo do desabamento de um edifício e que atribuem ao terramoto ocorrido em Marrocos na noite de sexta-feira, 8 de setembro. As imagens não são atuais e correspondem a um imóvel em mau estado de conservação que desabou em dezembro de 2022 num bairro de Casablanca.
“Momento em que um edifício desaba devido ao poderoso terramoto em Marrocos”, afirmam várias mensagens publicadas no TikTok, Facebook e Twitter que acompanham o referido vídeo. No entanto, a gravação não tem relação com o terramoto que abalou o país alauita na passada sexta-feira e cujo epicentro se localizou 70 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.
Uma pesquisa inversa dos fotogramas do vídeo resulta em diversas publicações nos meios de comunicação marroquinos que noticiaram o desabamento de um edifício no final de dezembro de 2022. Uma publicação no Instagram datada de 28 de dezembro de 2022 e publicada pelo portal marroquino RoyaTV serve para demonstrar que as imagens são antigos e não têm relação com o terremoto.
Segundo a imprensa marroquina, o vídeo foi gravado durante o desabamento de um edifício num bairro de Casablanca e, segundo a sua história, a sua demolição estava planeada desde 2017 por se encontrar em estado de degradação. Porém, não foi demolido e, por isso, desabou após o surgimento de diversas rachaduras. Segundo Sahafatak, não houve vítimas e os vizinhos conseguiram evacuar o edifício antes que desabasse…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸