Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Recentemente, o ex-primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, foi condenado a 3 anos de prisão por um tribunal. Após a sentença, Imran Khan foi preso em Lahore.
No contexto disso, um vídeo de uma multidão andando nas ruas e protestando está se tornando viral nas redes sociais. Foi alegado que este vídeo é de Faizabad, Paquistão, após a prisão de Imran Khan.
No entanto, Fato Crescendo considerou a alegação enganosa. Este é um vídeo antigo do ano passado e não de um protesto recente após a prisão de Imran Khan.
Qual é a reclamação?
Compartilhando o vídeo, os usuários de mídia social estão alegando que este é um vídeo de um protesto recente em Faizabad, no Paquistão, depois que Imran Khan foi preso.
Facebook | Arquivo
Este vídeo se tornou viral depois que um vídeo pré-gravado de Imran Khan veio à tona. No vídeo, ele pode ser ouvido dizendo que será preso em breve. Ele apelou ao povo para que não ficasse calado em casa, pois ele lutou muito por eles e pelo país. Ele também pediu às pessoas que continuem a protestar até obterem seus direitos fundamentais.
–
Uma pesquisa de imagem reversa do Google em um quadro-chave do vídeo viral nos levou ao site SBS News , no qual um visual do vídeo viral foi publicado em 5 de novembro de 2022. De acordo com o relatório, apoiadores do partido do ex-primeiro-ministro Imran Khan atiraram pedras contra polícia durante um protesto em Rawalpindi. Este protesto ocorreu depois que Imran Khan foi baleado enquanto liderava uma marcha de protesto contra a eleição antecipada e exigia a renúncia do primeiro-ministro Shehbaz Sharif…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳