Verificado: Esta placa sobre a evolução do dólar desde 2003 é enganosa

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Se for considerada a restrição à compra de dólares, no governo de Alberto Fernández o dólar azul aumentou mais do que nos governos anteriores, inclusive o de Mauricio Macri, conforme indicado na imagem. Pelo valor oficial, aumentou mais no governo Macri do que nas demais presidências, ao contrário do que afirma a publicação. Além disso, as porcentagens expressas na publicação estão incorretas.
Si se tienen en cuenta las restricciones a la compra de divisas, en la gestión de Alberto Fernández (Frente de Todos) el dólar blue aumentó más que en los gobiernos anteriores, incluso que en el de Mauricio Macri (Cambiemos), como se señala en a imagem.

Pelo valor oficial, o dólar subiu mais na gestão de Macri (Cambiemos) do que nas demais presidências, ao contrário do que afirma o jornal circulante.

Além disso, os percentuais de aumento expressos na publicação estão incorretos e os valores publicados não correspondem aos preços oficiais do dólar ou do dólar azul.

Circula nas redes sociais uma placa sobre a alta do dólar na Argentina nos últimos 4 mandatos presidenciais , ou seja, de Néstor Kirchner (Partido Justicialista) a Alberto Fernández (Frente de Todos), passando pelos 2 mandatos de Cristina Fernández Kirchner (Frente para a Vitória) e Mauricio Macri (Mudança). Mas a comparação mostrada na imagem é enganosa . 

Se levarmos em conta as restrições à compra de moeda estrangeira, no governo de Alberto Fernández o dólar azul aumentou mais do que em governos anteriores, inclusive o de Macri, como indica a imagem. Considerando o valor oficial, o dólar subiu mais na gestão de Cambiemos do que nas demais presidências, ao contrário do que afirma a publicação circulante. 

Além disso, os percentuais de aumento expressos na publicação estão incorretos e os valores publicados não correspondem aos preços oficiais do dólar ou do dólar azul…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷