Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
A ilustração de um grupo de pessoas nuas que explica que há algumas meninas com pênis e alguns meninos com vulvas não é do SEP, mas de uma associação de famílias de menores em situação transexual, e também foi publicada na Espanha desde 2016 .
Mesmo assim, atribui-se aos novos livros didáticos lançados pela Secretaria de Educação Pública (SEP), a crítica ao seu conteúdo, ao mesmo tempo em que se espalha uma narrativa de discriminação e desinformação sobre a educação sexual .
Nas redes sociais como Twitter e TikTok, os usuários têm compartilhado a ilustração que mostra dois grupos de pessoas nuas e agrupadas em “meninos” e “meninas”. No grupo das “meninas” lê-se a frase: “A maioria das meninas tem vulva e algumas têm pênis”. No outro grupo é indicado: “A maioria dos meninos tem pênis e alguns têm vulva”.
Também verificamos: Nenhuma autoridade “enfrenta a justiça” por mortes na escola Rébsamen, como diz um novo livro do ensino médio
Alguns dos comentários que leem sobre isso apontam para discordância porque, segundo eles, esse tipo de informação “viola as crianças”. Alguns até indicaram que “arrancarão” essas páginas dos livros didáticos de seus filhos. Embora na realidade essa informação não faça parte dos livros didáticos mexicanos .
Com o primeiro gol, aos 18 anos, Caicedo aliás se tornou um dos mais jovens a marcar em uma Copa do Mundo, atrás da lenda brasileira Marta, que marcou aos 17 anos nos Estados Unidos em 2003 e hoje é a artilheira na história das copas do mundo…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽