Verificado: Esta foto não mostra a celebração do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 8 de agosto de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem via WhatsApp solicitando a verificação de umapublicarpostado no dia anterior no Facebook. No conteúdo social há uma foto em preto e branco de dois homens de uniforme militar e uma mulher enquanto cortam um bolo. Segundo quem partilhou a publicação, a imagem representaria «O bolo que celebrou o sucesso de Hiroshima e Nagasaki…».

A foto é real, mas foi divulgada sem seu contexto real e, portanto, transmite notícias falsas.

A imagem em questãoera bateuem 6 de novembro de 1946 em Washington DC, Estados Unidos da América. Na foto há, da esquerda,William HP Blandy, vice-almirante da Marinha dos Estados Unidos, sua esposaRoberta A. Blandy, e o contra-almiranteFrank J. Lowry, enquanto cortava um bolo em forma de nuvem de cogumelo, para comemorar o fim da operaçãoEncruzilhada. Este foi um programa dos Estados Unidos realizado em 1946 noatolDeBikini, no Oceano Pacífico, para testar bombas atômicas e medir seus efeitos. A primeira bomba desse programa, chamada “Able”, foi lançada em 1º de julho, enquanto o segundo teste, “Baker”, foi realizado em 25 de julho. Uma terceira bomba deveria ter sido lançada, mas então o teste foideletadopor motivos de segurança devidoelevadoradiação e contaminação liberadas pela explosão da bomba Baker.

Ao contrário do que é relatado no post objeto da nossa análise, não se trata, portanto, de festejar o «sucesso de Hiroshima e Nagasaki».

os ataques aHiroshimaENagasaki, duas cidades do Japão, de fato, foram realizadas pelos Estados Unidos da América, respectivamente, em 6 e 9 de agosto de 1945. Com a rendição da Alemanha, ocorrida em 7 de maio de 1945, a Segunda Guerra Mundial terminou na Europa continente. Os representantes dos países aliados, ou seja, o presidente dos EUAHarry Truman, o primeiro-ministro britânicoWinston Churchille o líder da União Soviética  Joseph Stalin, reuniram-se em Potsdam, Alemanha, de 17 de julho a 2 de agosto de 1945, paradiscutiros procedimentos dos acordos de paz na Europa. Embora o conflito tivesse terminado no continente europeu, a guerra continuava no Pacífico, com o Japão (aliado da Alemanha) relutante em se render. Na ocasião, os Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e China (em conflitocom o Japão desde 1937) estipulou aDeclaração de Potsdam. Isso previa o desarmamento completo do Japão e a ocupação de algumas áreas do país,anunciandoterríveis consequências se o Japão não aceitasse a rendição incondicional.

..

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹