Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
A imagem de três jovens algemados, escoltados por homens armados da Guarda Popular , grupo dependente da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), circulou recentemente no X, Facebook, Instagram e Threads. Algumas das publicações sugerem que a foto é recente e corresponde à violenta repressão do regime autoritário de Nicolás Maduro na Venezuela após as eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais foi declarado vencedor sem provas do suposto resultado.
No entanto, estas publicações são questionáveis porque a imagem não corresponde às atuais detenções de manifestantes e opositores que afirmam que houve fraude e que os relatórios de contagem de votos recolhidos por testemunhas eleitorais dão uma vitória confortável ao seu candidato, Edmundo González. Na verdade, a foto é de 8 de maio de 2014, quando o GNB deteve mais de 200 estudantes que protestavam em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Caracas.
A imagem foi publicada no dia 14 de agosto pelo usuário X Castor Favelo ( @CASTORFAVELO ) com a mensagem: “NOSSOS MENINOS, OS HERÓIS DA VENEZUELA”. No dia seguinte, a captura de tela desse trinado foi compartilhada pelo ator e comunicador Franklin Virgüez em suas contas Threads ( @Virguezfranklin ) e Instagram ( @virguezfranklin ) com a mensagem: “Que horrível o que está acontecendo na Venezuela com a juventude que grita liberdade ”(sic).
Também foi divulgado na rede social Meta threads pela usuária Xiomara Rosales ( @xiomararosales1 ) com a mensagem: “Por favor, agradeço por publicar isso em todos os meios de comunicação, vejam como essas crianças, pelo amor de Deus, são menores. Chega disso. Agarre nosso futuro, Liberdade VEVEVEVEVEVEV” (sic). Da mesma forma, através da página do Facebook ‘Opositor 100%’ …
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴