Apurado pelo site Snopes
Uma fotografia que supostamente mostra um carro eléctrico a carregar de forma ineficiente numa estação movida a gasóleo é frequentemente partilhada nas redes sociais, juntamente com mensagens que denigrem a indústria dos veículos eléctricos:
Esta fotografia mostra um carro eléctrico a carregar numa central eléctrica alimentada por gasóleo em 2018. No entanto, a mensagem que a acompanha contém várias afirmações incorrectas ou enganosas.
Para começar, os tipos de estações não estão “aparecendo em todos os lugares”. A fotografia captura uma estação de carregamento com financiamento privado apelidada de “Chargepod” no outback australiano, uma área do mundo que atualmente não possui infraestrutura para suportar viagens de longa distância em carros elétricos, onde a estação foi construída por um engenheiro e eletricista aposentado. proprietário do veículo, Jon Edwards, como um paliativo até que estações mais permanentes (e mais verdes) pudessem ser instaladas. Por outras palavras, esta imagem é a de uma estação de carregamento única, construída para resolver um problema específico numa área rural.
Não temos certeza de onde vieram as estatísticas no texto que acompanha, mas elas não foram produto dos testes de Edwards. Em 2018, Edwards instalou o ChargePod em sua propriedade e convidou vários membros do Tesla Owner’s Club of Western Australia (TOCWA) para testá-lo. Embora a estação não fornecesse uma solução perfeitamente verde para apoiar carros elétricos (afinal, eles ainda queimavam combustíveis fósseis), os resultados foram muito melhores do que os descritos no meme exibido acima.
Edwards e a TOCWA descobriram que esta estação de carregamento proporcionava aproximadamente o equivalente a 100 quilómetros de viagem por 5,6 litros de combustível, uma taxa aproximadamente igual a 42 milhas por galão. Mais informações sobre a eficiência de combustível do ChargePod estão disponíveis aqui :
Embora a versão inicial do ChargePod de Edwards usasse combustível diesel, ele melhorou seu projeto original, modificando sua estação autofinanciada para funcionar com biodiesel (um combustível não fóssil), como relatou o Driven :..
Veja a apuração completa no site Snopes