Verificado: Esta briga em Viena não foi iniciada por ucranianos por razões políticas

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 7 de agosto de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem via WhatsApp solicitando a verificação de umavídeopostado em 29 de maio de 2022 no Facebook. O clipe de 30 segundos mostra seis pessoas se chutando e socando entre carros parados no meio de uma rua da cidade. Quatro dessas pessoas então entram nos carros e vão embora, enquanto uma foge a pé e a outra fica caída no chão. 

Segundo quem compartilhou o conteúdo, a cena teria ocorrido em Viena alguns dias antes, e estariam envolvidos dois grupos de ucranianos “saindo repentinamente dos carros” que teriam “espancado de sangue 2 homens”. Esta cena, lemos novamente, seria a prova de que a Europa será “nazi-ucranizada”.

A referência é parapropagandarusso, usado para justificar a invasão militariniciadoem 24 de fevereiro de 2022, descrevendo a Ucrânia como um país a ser “desnazificado”.

O vídeo é real, mas foi divulgado sem seu contexto real e, portanto, transmite notícias falsas.

Comorelatadopelo jornal austríaco Heute , uma luta aconteceu no dia 25 de maio de 2022 na rua Kärntner Ring, em Viena, em frente ao hotel Bristol.Aquié possível ver o local preciso do acontecimento, que coincide com a cena filmada no filme objeto de nossa análise.

A polícia de Viena, por meio de comunicado enviado por e-mail ao Facta.news , esclareceu que se tratou de uma briga entre dois taxistas e quatro ucranianos. Um dos dois taxistas, aliás, teria pedido ao condutor de um veículo com placa ucraniana que liberasse a vaga reservada aos táxis. Após esse pedido, houve primeiro uma discussão verbal e, em seguida, uma agressão física contra os dois taxistas…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹