Apurado pelo site E-Farças
Arqueólogos teriam descoberto uma escultura feita em uma rocha há 1.400 anos de um homem operando um computador! Será que isso é verdade?
A foto do achado arqueológico voltou a circular nas redes sociais no final de janeiro de 2025, sendo bastante compartilhado em vídeos no TikTok e em grupos do WhatsApp. Nela, podemos ver uma figura esculpida em rocha de um homem manuseando algo parecido com um computador!
O texto que acompanha a imagem afirma que essa escultura teria sido encontrada por uma expedição ao templo Lalgiri, construído pelo rei Pallava Narasimha há 1400 anos, na Índia.
Seria essa a prova definitiva da existência de viajantes do tempo?
A ideia de que viajantes do tempo poderiam ter influenciado os artistas da antiguidade é uma lenda que permeia o imaginário popular há séculos. No entanto, ainda não é possível viajar no tempo e, como não temos viajantes vindos do futuro, é bem provável que nunca conseguiremos inventá-la. Por enquanto, a máquina do tempo só existe mesmo na ficção…
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
Quanto a essa imagem, ela não é real. Trata-se de uma ilustração feita pelo artista mexicano Raúl “Racrufi” Cruz, usada na capa do livro Cosmos Latinos:
A mesma peça, chamada “Memória del Futuro”, pode ser vista no site da exposição Ancestrais do Futuro, de 2006, e uma versão feita em resina pelo mesmo artista está disponível no site Art Station:
Racrufi também publica suas obras em seu perfil no Instagram:..
Veja a apuração completa no site E-Farças