Apurado pelo site Snopes
No início de janeiro de 2024, após a divulgação de documentos judiciais anteriormente selados apresentados como prova durante um processo de difamação de 2016 contra o agora falecido traficante sexual condenado Jeffrey Epstein, uma afirmação frequentemente repetida de que Epstein possuía uma pintura representando o ex-presidente dos EUA George W. Bush no chão do Salão Oval, como uma criança, segurando dois aviões de papel sobre duas torres de blocos desabadas se tornou viral:
A afirmação é frequentemente compartilhada nas redes sociais junto com uma declaração feita por Joe Rogan em seu podcast apresentando a afirmação como um fato:
A imagem é uma pintura real da artista Petrina Ryan-Kleid , mas nunca houve qualquer evidência que sugerisse que Epstein a possuísse ou a exibisse. Esta falsa noção originou-se de uma reportagem de agosto de 2019 sobre uma pintura diferente – do mesmo artista – que várias fontes alegaram na época ter sido exibida com destaque na casa de Epstein em Manhattan. Essa pintura, “Parsing Bill”, retratava Bill Clinton usando um vestido azul e salto vermelho:
O Daily Mail relatou pela primeira vez a suposta existência da pintura de Clinton na casa de Epstein, citando uma fonte não identificada “que a viu durante uma reunião de negócios”. Esta fonte forneceu uma fotografia da pintura tal como ela supostamente aparecia na parede da casa de Epstein. A localização foi verificada, disse o Daily Mail, com os metadados de localização da foto. O New York Post seguiu com uma história que citava “fontes policiais” que a viram, além da fonte do Daily Mail.
Não está claro, advertiu o Daily Mail, se a pintura vista pela sua fonte era uma impressão ou a arte original, já que tanto a pintura de Clinton como a pintura de Bush estão à venda como gravuras online. Ryan-Kleid disse que exibiu a pintura de Clinton em 2012 como parte de seu trabalho de mestrado para a Academia de Arte de Nova York, em uma arrecadação de fundos com a presença de várias celebridades e figurões. Ela não sabia quem o comprou ou o que aconteceu com ele, conforme noticiado pelo Daily Mail:
O Daily Mail dedicou muito espaço visual à pintura de Bush como exemplo de outra pintura de Ryan-Kleid, mas esta fonte – que divulgou a história em primeiro lugar – nunca afirmou que esta pintura posterior tivesse qualquer ligação com Epstein. “Petrina Ryan-Kleid também pintou este retrato de George W. Bush como parte de seu trabalho na Academia de Arte de Nova York”, disse o Daily Mail …
Veja a apuração completa no site Snopes