Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais vídeo afirmando que, a partir deste ano, os motoristas não mais receberão via Correios multas por infração de trânsito impressas. E que é preciso instalar o aplicativo da CNH digital no celular para ter acesso às autuações. Falta contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Agora, a partir de 2024, os motoristas não receberão mais aquelas cartas de autuações de infrações nas suas casas via Correios, e somente pelo aplicativo da CNH Digital. Por óbvio, ainda vai aí um período até que todos os órgãos de trânsito se adaptem, mas já está valendo a previsão do código de trânsito que as autuações, elas serão realizadas unicamente pelos meios digitais. Por isso, se você ainda não tem baixado no seu celular a CNH digital, procure regularizar pra que você possa evitar de perder aí o prazo pra apresentar a defesa dessas autuações, de apresentar real condutor e de até pagar a multa com desconto
O envio via Correios de notificações de infrações de trânsito só deixará de ser feito para os motoristas que optarem pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e não para todos. O SNE é um canal virtual, disponibilizado aos proprietários de veículos e condutores habilitados, para o recebimento e envio de informativos, comunicados e documentos em formato digital. O acesso ao sistema depende de uma adesão prévia que ocorre de maneira opcional. Deste modo, aqueles que decidirem não optar pelo SNE continuarão a receber eventuais multas via Correios e de maneira impressa, explica a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em nota enviada à reportagem…
Veja a apuração completa no site Lupa