Verificado: Emergência global devido à ‘varíola dos macacos’: que desinformação circula sobre o assunto

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Diversas desinformações sobre a doença viralizaram nas redes sociais. Por exemplo, que é um efeito colateral das vacinas contra a COVID-19, que a OMS “reverteu” e declarou o fim da emergência sanitária, ou que os governos serão forçados a realizar “megaconfinamentos”.
No dia 14 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional devido ao aumento de casos de mpox, também conhecida como “varíola dos macacos”, no continente africano.

Nesse contexto, diversas desinformações sobre a doença viralizaram nas redes sociais. Por exemplo, que é um efeito colateral das vacinas contra a COVID-19, que a OMS “reverteu” e declarou o fim da emergência sanitária, ou que os governos serão forçados a realizar “megaconfinamentos”.

Nesta nota apresentamos uma revisão dos principais conteúdos falsos que estão circulando para que você fique atento e não caia em algum.

Em 14 de agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional devido ao aumento de casos de mpox , também conhecida como “varíola dos macacos” ou varíola dos macacos, no continente africano.

Após o anúncio, diversos conteúdos sobre a doença e sua propagação começaram a circular nas redes sociais. No entanto, muitos deles são falsos ou baseados em informações extraídas do contexto.

Embora a mpox não seja uma doença nova, em tempos de crise sanitária – como aconteceu na pandemia da COVID-19 – a desinformação surge e circula pelas redes sociais …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷