Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Circula nas redes sociais um vídeo em que aparece uma foto do ex-presidente Andrés Pastrana com o logotipo da La FM, associada a algumas supostas declarações que ele havia prestado: “Há provas conclusivas da fusão do tráfico de drogas com o Governo: Andrés Pastrana ” e “Tenho vídeos de Petro recebendo dinheiro de traficantes e sendo drogado”.
Além disso, no áudio você ouve o fragmento inicial de uma entrevista onde, após uma breve introdução, o ex-presidente é questionado: “Por que você afirma que o crime de opinião está sendo estabelecido na Colômbia?” Ele responde: “Este é um caso único na história da Colômbia, em que um presidente, neste caso o presidente Petro, me processa, Andrés Pastrana”.
Na Colombiacheck verificamos que o vídeo com o áudio e a primeira citação sobre a “fusão” do Governo com o narcotráfico são reais. Porém, acrescentaram uma frase adicional, também atribuída a Pastrana, da qual não há registro: na qual ele supostamente afirma ter gravações em que o presidente, Gustavo Petro, recebe dinheiro de traficantes ilegais. Portanto, o conteúdo viral é questionável por misturar certos elementos com outros que não o são.
A desinformação começou a circular no dia 9 de maio, um dia depois de Pastrana publicar um vídeo em sua conta X, onde se referia ao presidente e sua reação após a apresentação no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que busca apresentar denúncia contra sua eleição de 2022 campanha devido a possíveis irregularidades de financiamento; já que Petro classificou a medida como parte de um “golpe brando”, narrativa que já utilizou contra decisões de diversas entidades e em ataques à imprensa .
Vox Colômbia, a fonte da desinformação..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴