Apurado pelo site Aos Fatos
Para criticar o antecessor, Jair Bolsonaro (PL), e exaltar os feitos de governos do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu ao longo do primeiro ano de seu terceiro mandato alegações enganosas sobre obras de infraestrutura, temas econômicos e combate à fome. O levantamento foi realizado por Aos Fatos ao longo de 2023 com base nos discursos, entrevistas e transmissões ao vivo do presidente.
Grande parte das afirmações compiladas neste ano foi dita por Lula para atribuir a seu antecessor o desmonte de políticas públicas e a piora nos índices econômicos. Entre essas afirmações está, por exemplo, a de que havia no Brasil em 2022 14 mil obras paralisadas — essa foi a frase enganosa mais recorrente durante o ano, repetida em 21 ocasiões.
Outra estratégia discursiva adotada por Lula desde a campanha eleitoral foi tratar como se fossem de seu governo marcos alcançados nos mandatos de Dilma Rousseff (PT), de 2011 a maio de 2016. Exemplo disso é a alegação de Lula de que o país chegou à posição de sexta economia do mundo durante seu governo, dita ao menos oito vezes neste ano. O Brasil, na realidade, só alcançou essa colocação no primeiro ano de Dilma no poder.
Aos Fatos checou as desinformações mais repetidas por Lula ao longo de seu primeiro ano no terceiro mandato. Confira abaixo as informações corretas:
..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos