Verificado: Eliminação progressiva de dinheiro do Macquarie Bank não relacionada a um ‘dólar digital’

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – A decisão de um banco de eliminar gradualmente as transações em dinheiro e cheques gerou alegações nas redes sociais de que os clientes do “maior banco da Austrália” “perderão tudo” se se recusarem a aceitar uma moeda digital do banco central (CBDC).

As alegações são falsas. O Macquarie Bank – que não é o maior banco da Austrália – está a descontinuar gradualmente os seus serviços de numerário e cheque este ano, mas a medida não está relacionada com um CBDC, que não existe na Austrália.

A afirmação é feita em uma postagem no Facebook com a legenda: “O Macquarie Bank, um dos maiores bancos da Austrália, disse aos clientes na semana passada que o dinheiro seria eliminado completamente este ano e que eles não teriam nada se os clientes se recusassem a usar CBDCs”.

Outra postagem afirma que a Austrália está forçando o público a mudar para um sistema CBDC e alertou os clientes que se eles “se recusarem a usar CBDCs [sic], eles não possuirão nada”.

Ambas as postagens levam a um artigo no The People’s Voice , um site dos EUA conhecido por publicar informações incorretas.

O artigo tem como título: “O maior banco da Austrália proíbe dinheiro, força os clientes a adotar CBCDs (sic) ‘ou perdem tudo’”…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺