Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Edy Pérez Alvarado
No dia 7 de janeiro, o portal El Impulso publicou uma entrevista dominical com Elías Bessis, presidente da Câmara de Importadores e Peças Automotivas do estado de Lara (Cidralara), na qual lhe atribuíram a seguinte declaração:
“ Não vamos nos enganar. O setor privado, desde 2015, tem apoiado o país. É ele quem paga os melhores salários de toda a Venezuela. São muitos os que contam os dias que se passaram desde 15 de março de 2022, quando foi decretado o salário mínimo em 130 bolívares, o que naquela época representava 30 dólares mensais; isto é, um dólar por dia. Mas, hoje, como todos sabemos, esse valor em moeda nacional mal representa algo como 3,6 dólares por mês. Isso de alguma forma diminuiu a economia do estado e do país .”
A partir destas declarações, a equipa do Cotejo.info focou a sua lupa na frase onde afirma que “o sector privado paga os melhores salários de toda a Venezuela” , classificada como uma meia verdade após a análise do discurso público.
Na Venezuela, a situação salarial dos trabalhadores é complexa e para analisá-la é necessário avaliar variáveis como a inflação, a perda de poder de compra e o custo de vida, todas associadas à crise económica que afecta a nação.
Neste sentido, embora seja verdade que o sector privado paga valores salariais mais elevados, apenas uma parte da população consegue pagar a cesta básica devido ao elevado custo de vida…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪