Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Nos últimos dias, na Redcheq e na Colombiacheck identificamos três desinformações nas quais meios de comunicação se fazem passar por notícias falsas relacionadas às eleições para Prefeito de Santa Marta.
O último caso identificado foi apresentado com informações supostamente publicadas pela Red+ Noticias, que ligam o candidato a prefeito de Santa Marta, Carlos Pinedo, à fraude eleitoral. Nas redes sociais e no portal falso publicaram a nota com o título: “ Pinedo teria pago 2,5 bilhões de dólares ao Registrador Nacional para vencer as eleições em Santa Marta ”.
No entanto, é uma personificação do portal de notícias. A Red+ esclareceu que não havia publicado a referida informação e ao verificar a nota falsa, constatamos que utilizaram uma URL semelhante e copiaram o design do portal real.
A suposta notícia explica que a Procuradoria-Geral da República teria iniciado uma investigação contra o político pelo pagamento milionário ao escrivão Alexánder Vega para manipular as eleições. Além disso, está incluído um áudio no qual Pinedo supostamente fala sobre o suborno.
A informação foi compartilhada no Facebook por diversas contas ( 1 , 2 , 3 , 4 ), incluindo duas que se apresentam como veículos de comunicação como a “Magdalena TV Kerigma”, criada em 24 de julho deste ano e cuja sede aparece em Bogotá, e “Conta oficial corrente Maicao”, com quase 4.000 seguidores. Em nosso rastreamento, essas páginas foram as primeiras a divulgar a suposta notícia, no dia 27 de outubro às 17h06 e 17h15 respectivamente…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴