Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Vários leitores nos pediram, por meio do chatbot com nosso Checker Cat, para verificar um tuíte da conta ‘ULTIMAS NOTICIAS’ (@noticiasMto), emitido em 16 de fevereiro, que afirma que “a compra e reforma do apartamento do presidente da Ecopetrol, Ricardo Roa, teria sido um presente do Alias papa Pitufo” (sic) e o respalda com uma captura de tela de uma notícia do El Tiempo intitulada “A história por trás do apartamento 901 que R. Roa comprou antes de chegar à Ecopetrol”.
Esta publicação circula em conexão com o escândalo sobre a suposta participação de Diego Marín Buitrago, conhecido pelo já citado pseudônimo “Papá Pitufo”, no financiamento irregular da campanha presidencial de Gustavo Petro em 2022 , da qual Roa era o gerente. O suposto “rei do contrabando” foi capturado na Europa em 2024 e aguarda extradição para a Colômbia, onde foi acusado de suborno e conspiração para cometer crimes.
Confirmamos que o tuíte é questionável porque mistura uma história de 2023 com um escândalo atual para gerar uma versão que não tem suporte até o momento. A postagem de X cita um artigo do El Tiempo que relata um conflito de interesses entre Ricardo Roa, gerente da Ecopetrol, e Serafino Iacono, CEO da NG Energy, sobre a compra de um apartamento enquanto ambas as empresas mantinham negociações indiretas. Por outro lado, ele afirma que o dinheiro com o qual Roa comprou a propriedade veio do “Papa Pitufo”, fato que não é mencionado no artigo.
O tweet tem 125.100 visualizações, 1.000 curtidas e 1.000 compartilhamentos. Entre os que o citaram para divulgá-lo está o ‘By Viral 24’ ( @ByViral24 ), que constantemente gera desinformação contra o governo de Gustavo Petro, como mostram nossas verificações anteriores. As duas contas compartilham postagens regularmente entre si.
A referida nota do El Tiempo, A história por trás do apartamento 901 que R. Roa comprou antes de chegar à Ecopetrol, não é recente, mas foi publicada em 15 de dezembro de 2023 e conta como o atual gerente da Ecopetrol e ex-gerente da campanha da Petro Presidente, Ricardo Roa, adquiriu um apartamento da empresa Princeton International Holdings LTD ( 1 ). Daniel Coronel, em uma investigação posterior, também descreveu a representação da empresa por Serafino Iacono, um petroleiro venezuelano ( 2 )…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴