Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O esforço final do ex-presidente Donald Trump antes das prévias de Iowa veio com advertências sobre um escandaloso esquema democrata para registrar ilegalmente imigrantes no país para votar.
“É por isso que eles estão permitindo a entrada dessas pessoas – pessoas que não falam a nossa língua – eles estão inscrevendo-as para votar”, disse Trump em 5 de janeiro em Sioux Center, Iowa. “E acredito que é por isso que milhões de pessoas estão entrando em nosso país e isso pode muito bem afetar as próximas eleições. É por isso que eles estão fazendo isso.”
Trump não identificou diretamente quem são “eles”, mas em seus comentários anteriores, ele falou sobre pessoas que “trapaceiam nas eleições” – linguagem que ele costuma usar para falar sobre os democratas.
As declarações de Trump no Iowa, de maioria branca, que realiza as suas convenções no dia 15 de Janeiro, enquadram-se nas teorias da conspiração sobre a “substituição branca” ou a “grande substituição”, que afirmam que os brancos de ascendência europeia estão a ser deliberadamente substituídos por pessoas não-brancas…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸