Apurado pelo site Fato ou Fake
Senador bolsonarista Magno Malta (PL-ES) disse na quarta-feira (23) que o presidente não havia assinado a lei. Mas foi Lula quem sancionou a Lei da Liberdade Religiosa em 2003, na presença do próprio Malta, então aliado e hoje adversário político.
Circula nas redes sociais um vídeo em que o senador Magno Malta (PL-ES) diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assinou a liberdade das igrejas. A alegação É #FAKE.
— Foto: g1
Quer saber o que é falso ou verdadeiro? Clique aqui e siga nossa comunidade no WhatsApp
No vídeo, Malta diz: “Ele, aqui, nesta carta, ele diz que ele assinou a liberdade das igrejas. E vocês já viram muitos vídeos por aí dele dizendo que ele assinou a liberdade das igrejas. Mentira. Aliás, essa é uma prática do Lula: bater com a mão dos outros”.
O vídeo é verdadeiro, mas a informação é falsa: a chamada Lei da Liberdade Religiosa foi assinada por Lula em 22 de dezembro de 2003; na ocasião, o presidente sancionou a lei 10.825/2003 —ou seja, a tornou válida. Ao discursar, Lula inclusive se dirige ao então deputado federal Magno Malta, que o assistia na primeira fila. Malta era aliado político de Lula à época; hoje, é adversário. O episódio foi registrado pela Agência Brasil.
..
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake