Apurado pelo site Fato ou Fake
Prefeitura e governo federal desmentem alegação. Cidade no Rio Grande do Sul recebeu visita do presidente em exercício, Geraldo Alckmin.
Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estavam sendo retidas para aguardar a chegada do presidente Lula a Lajeado —que então faria fotos e vídeos com as doações ao liberá-las. É #FAKE.
Selo fake — Foto: G1
Quer saber o que é falso ou verdadeiro? Clique aqui e siga nossa comunidade no WhatsApp
No vídeo, a mulher diz: “Estamos aqui em Lajeado (…) para fazer recolhimento dos donativos de ração que estão sendo trazidas para região e chegamos agora no centro de distribuição de Lajeado e recebemos a informação de que não vai ser liberado alimentos para ser feito a doação, esse trabalho que os voluntários estão fazendo, porque eles tem que aguardar o presidente Lula chegar em Lajeado para fazer foto e vídeo e publicação em cima das doações. (…) As pessoas passando fome passando necessidade e tão esperando vim fazer politicagem em cima da tragédia alheia”.
O vídeo circulou no domingo (10) e nesta segunda (11) em redes sociais. Lula não foi para Lajeado: ele deixou o Brasil na quinta (7) e participou até domingo da cúpula do G20, em Nova Délhi, na Índia, que reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações que representam cerca de 80% da economia global. Quem visitou as cidades atingidas pelo ciclone no Rio Grande do Sul foi o vice-presidente Geraldo Alckmin…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake