Verificado: Durante o debate europeu entre Gabriel Attal e Jordan Bardella, imprecisões e inverdades

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

A duas semanas das eleições europeias, o primeiro-ministro e o presidente do RN confrontaram-se num debate sobre múltiplos temas, pontuado por aproximações e erros.
O primeiro-ministro, Gabriel Attal, e o presidente do Rally Nacional (RN), também cabeça de lista do partido nas eleições europeias, Jordan Bardella, entraram em confronto na quinta-feira, 23 de maio, durante um animado debate sobre a França 2. Este duelo, organizado duas semanas antes das eleições, foi uma oportunidade para estas duas figuras da política francesa se expressarem sobre o tema da transição ecológica, da imigração e até da defesa europeia.

Para além das óbvias diferenças políticas entre o representante da maioria presidencial e o líder da oposição de extrema-direita, o debate deu origem a acusações falaciosas, erros factuais e invectivas descontextualizadas. Aqui estão alguns exemplos.

“Setenta e sete por cento dos estupros e agressões sexuais cometidos em Paris são cometidos por estrangeiros ”, disse Jordan Bardella.

Por que isso é impreciso?

Certamente, este número existe, mas representa apenas uma pequena parte de um fenómeno grande e multifacetado. Em abril de 2024, a rádio Europe 1 informou  que, em 2023, 28 das 36 pessoas presas por estupros elucidados cometidos na via pública em Paris eram de nacionalidade estrangeira, ou 77%. Mas este cálculo de esquina, numa amostra muito pequena, obscurece todos os perpetradores não presos, as violações cometidas noutros locais que não nas ruas, ou mesmo noutros locais que não a capital, sem sequer mencionar os numerosos que não foram denunciados…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷