Verificado: Donald Trump quer acabar com a Lei de Cuidados Acessíveis.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O presidente Joe Biden alertou repetidamente os eleitores durante a campanha que seu oponente, o ex-presidente Donald Trump, retiraria seus cuidados de saúde se recuperasse a Casa Branca. “Os republicanos do MAGA tentaram se livrar do Affordable Care Act mais de 50 vezes, e Trump ainda está determinado a fazê-lo”, disse Biden em 19 de maio em Detroit. “Em suas palavras, ele quer ‘encerrar’ o Affordable Care Act, que negaria seguro saúde a 3 milhões de negros americanos, negaria proteções para condições preexistentes a mais milhões de americanos. Mas vamos negar a Trump.” Biden fez declarações semelhantes em discursos , entrevistas e anúncios e apresentou clipes de Trump chamando a ACA, também conhecida como Obamacare, de “desastre” e dizendo que Trump “quer encerrá-la”. O ex-presidente Barack Obama sancionou a ACA em lei em 2010.

Trump fez campanha com a promessa de revogar o Obamacare em 2016; uma promessa que classificamos como quebrada. Ele manteve essa posição anti-ACA ao longo de seu mandato, mesmo depois que os senadores republicanos, principalmente o falecido senador. John McCain, republicano do Arizona, votou contra a revogação da lei de cuidados de saúde em 2017. Em Julho de 2021, o Supremo Tribunal dos EUA rejeitou um caso de estados liderados pelos republicanos e da antiga administração Trump que tinha pedido aos juízes que bloqueassem a lei. No final de 2023, Trump renovou várias vezes a sua promessa de substituir o Obamacare.

Em março, Trump anunciou publicamente uma mudança de posição. Ele escreveu no Truth Social que não deseja encerrar a ACA, mas sim torná-la “melhor”.

“Não estou concorrendo para encerrar a ACA”, escreveu Trump em sua postagem de 26 de março. Em vez disso, ele disse que tornaria a lei “MUITO MELHOR, MAIS FORTE E MUITO MENOS CARA”…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸