Verificado: Do HAARP ao alegado ataque militar em Marrocos: as teorias conspiratórias que circulam sobre a DANA que afetou Espanha

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Diante de um desastre natural como o DANA sempre surge desinformação que aponta, sem evidências, diferentes teorias sobre o ocorrido.
Diante de um desastre natural como o DANA sempre surge desinformação que aponta, sem evidências, diferentes teorias sobre o ocorrido.

A demolição de reservatórios e pântanos, a ideia de que a Agência Meteorológica do Estado Espanhol não avisou ou um ataque de Marrocos são os que mais se estão a tornar virais.

O Projeto HAARP é um sistema que envia ondas de rádio para uma camada da atmosfera terrestre (a ionosfera) para investigação. Mas não tem capacidade de afectar o clima porque o seu sinal não afecta as camadas inferiores da atmosfera, onde se originam os fenómenos meteorológicos.

Nos últimos dias, uma DANA – sigla para depressão isolada em níveis elevados – deixou para trás fortes chuvas e inundações em Espanha, especialmente na Comunidade Valenciana, Castela-La Mancha e Ilhas Baleares. A tempestade deixou dezenas de mortos e desaparecidos e grandes danos nos municípios afetados.

A DANA é uma catástrofe natural e tentam-se atribuir a culpa a uma destruição inexistente de reservatórios e pântanos, afirma-se que tudo é artificial e criado por uma arma ou que a culpa é da Agência Meteorológica do Estado Espanhol. 

No Maldita.es – meio de comunicação espanhol cofundador do Chequeado da Factchequeado – identificaram as teorias da conspiração que circulam nas redes sociais sobre a DANA. Nesta nota contamos o que se sabe e por que você não deve acreditar nessas afirmações…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷