Apurado pelo site UOL Confere
Um vídeo com trechos de um discurso de Donald Trump na ONU em 2017 é distorcido por uma publicação no Facebook para sugerir que o hoje ex-presidente dos EUA “promete voltar e acabar” com o regime do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
A fala de Trump ocorreu em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas quando ele ainda era presidente.
O que diz o post
“Lula que se prepare. Trump promete voltar e acabar com o regime de Nicolás Maduro”, diz o texto sobreposto ao vídeo.
O vídeo mostra dois trechos de um discurso em que Trump critica o governo de Maduro.
No primeiro trecho, ele diz: “Esse regime corrupto destruiu uma nação próspera, impondo uma ideologia fracassada que produziu pobreza e miséria em todos os lugares em que foi tentada”.
No segundo, Trump afirma: “O povo venezuelano está passando fome e seu país está entrando em colapso. As instituições democráticas estão sendo destruídas. A situação é completamente inaceitável e não podemos ficar parados observando. Como vizinhos responsáveis e amigos, nós e todos os outros temos um objetivo. Este objetivo é ajudá-los a reconquistar sua liberdade, recuperar seu país e restaurar sua democracia.”
Na sequência, o vídeo mostra uma matéria sobre uma fala de Maduro, em que ele chama Trump de “miserável”. Uma narradora faz a tradução: “Então eu lhe digo: ‘Você é um miserável, Donald Trump.’ Ele age não apenas como um caubói, racista e supremacista, não apenas como isto. Ele lida com as relações internacionais como extorquista”…
Veja a apuração completa no site UOL Confere