Verificado: Discurso de lançamento do manifesto do líder do partido EFF, Julius Malema, para verificação de fatos: ‘Nada mudou desde 1994’

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

A afirmação de Malema de que a pobreza na África do Sul é pior em 2024 do que em 1994 não pode ser provada. As definições de pobreza e a forma como esta é medida variam amplamente, sendo necessária informação actualizada sobre rendimentos e despesas no país.

Verificámos os factos de quatro afirmações principais feitas no documento e descobrimos que o partido estava certo ao afirmar que os três indivíduos mais ricos da África do Sul têm mais riqueza do que os 26 milhões de sul-africanos mais pobres.

As alegações de que o país tem uma média de 20.000 assassinatos por ano e ainda tem um sistema de saneamento degradante de sanitários com balde também resistiram ao escrutínio. Mas a EFF repetiu a afirmação incorrecta de que 80% da população da África do Sul vive em menos de 10% das terras do país. 

( LEIA: “ Nossas terras e empregos agora. Pare de redução de carga!”: Verificando os fatos de quatro grandes afirmações no manifesto eleitoral dos Combatentes pela Liberdade Econômica de 2024 )

No seu discurso de abertura no lançamento do manifesto em Durban, província de KwaZulu-Natal, o líder do partido Julius Malema disse à multidão que “nada mudou desde 1994”, quando o governante Congresso Nacional Africano foi eleito para o poder. Ele fez afirmações para apoiar esta afirmação, que examinamos mais de perto neste relatório…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦