Verificado: ‘Devido aos acordos que cheguei com o presidente (do México) Obrador, o número de migrantes que chegam ilegalmente à nossa fronteira comum nos últimos meses caiu drasticamente.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O presidente Joe Biden emitiu uma nova diretiva em 4 de junho para limitar o número de migrantes que procuram asilo na fronteira sul dos EUA. 

A proclamação de Biden ocorre semanas antes de ele e o ex-presidente Donald Trump se enfrentarem em seu primeiro debate presidencial em 2024 e enquanto lutam por seus registros em políticas de imigração. 

A directiva da administração Biden suspende e limita a entrada de certos não-cidadãos nos EUA através da fronteira sul quando o secretário de Segurança Interna determina que houve uma média de 2.500 encontros ou mais na fronteira durante sete dias consecutivos. Para interromper a suspensão, os números teriam que cair para menos de 1.500 encontros, em média, sete dias consecutivos. 

Os dados de encontros representam eventos, não pessoas. Por exemplo, se uma pessoa tentar cruzar a fronteira três vezes e for impedida todas as vezes, isso será contado como três encontros. Esses dados também não nos dizem quantas pessoas permaneceram nos EUA..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸