Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Desde o dia 7 de maio, circula no Facebook uma imagem que alerta sobre supostas alterações na reforma previdenciária em relação à pensão de sobrevivência (que beneficia viúvas ou outros dependentes de aposentado falecido) e afirma o seguinte: “Hoje.. seu falecido marido pensão.. é vitalícia.. com essa ‘reforma’.. você só vai ter por 1 ano.. o que você acha?” (sic) ( 1 , 2 ).
Essas publicações geraram comentários principalmente contra o presidente, Gustavo Petro, cujo governo é o autor da iniciativa. “Aha, e se aquele pai deixar filhos menores e a mãe não tiver fonte de renda, eles vão morrer de fome” (sic), “Exatamente. Muito sério. Todas as mulheres que permaneceram donas de casa, como podem não contribuir para a pensão, vão ter uma velhice miserável. Que beleza!!” (sic), são algumas das mensagens.
Lembremos que no dia 24 de abril o Senado aprovou em segundo debate o texto do projeto de lei que busca transformar a estrutura do sistema previdenciário. Agora, restam pelo menos mais dois debates na Câmara dos Deputados para sua aprovação final.
Na Colombiacheck verificamos estas publicações e as classificamos como falsas. A reforma previdenciária em tramitação no Congresso não prevê que a pensão de sobrevivência passe de vitalícia para apenas um ano. Na verdade, esta desinformação circulou no Uruguai e na Argentina, onde também não se materializou tal mudança.
Os aliados de La Silla Vacía também confirmaram que não há mudanças na reforma previdenciária colombiana em relação a este tipo de pensão…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴