Verificado: Desconsidere a capa falsa do jornal Star, alegando que a família Kenyatta recebeu US$ 177 milhões do Eurobond do Quênia de 2014

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO : Capas falsas de jornais estão circulando cada vez mais nas redes sociais quenianas. Um exemplo é uma reportagem de capa que afirma que a família do antigo presidente Uhuru Kenyatta recebeu 117 milhões de dólares de Eurobonds.

A capa em circulação é datada de 1 a 3 de dezembro de 2023.

A página apresenta uma fotografia do antigo presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta , a cumprimentar Magana Kenyatta, aqui identificada como sua “parente”. O slogan acrescenta: “Magana Kenyatta recebeu US$ 177 milhões da conta do JP Morgan em 2014”.

Em Junho de 2014, o Quénia emitiu Eurobonds de 2 mil milhões de dólares para complementar a sua despesa pública. Um Eurobond é um empréstimo concedido numa moeda diferente da moeda do país em que é emitido.

Com o vencimento das euro-obrigações em Junho de 2024, o governo queniano tem lutado para formular uma estratégia para reembolsar as obrigações. Isto reacendeu as preocupações sobre a corrupção e o acompanhamento dos gastos públicos no país…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦