Verificado: ‘Depois que a China enviou um balão sobre locais estratégicos nos Estados Unidos… o presidente Biden literalmente enviou o secretário de Estado de chapéu na mão para se prostrar e pedir uma reunião.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O ex-vice-presidente Mike Pence disse em uma conferência conservadora que a postura do presidente Joe Biden não era forte o suficiente depois que um balão de vigilância chinês entrou no espaço aéreo dos EUA no início deste ano. Pence, que está concorrendo à indicação presidencial do Partido Republicano, disse que seria mais duro contra a China se fosse eleito presidente.

“Acho incompreensível depois que a China enviou um balão sobre locais estratégicos nos Estados Unidos, e seus navios cortando nossos navios no Mar do Sul da China, e suas aeronaves cortando nossas aeronaves no Pacífico Asiático que o presidente Biden literalmente enviou ao secretário do chapéu do estado na mão para se curvar e pedir uma reunião”, disse Pence na conferência de 18 de agosto em Atlanta com o apresentador de rádio conservador Erick Erickson.

Pence disse que se tal coisa acontecesse sob seu comando: “Eu não teria enviado meu secretário de Estado. Eu teria enviado um porta-aviões. E eu teria dito: ‘Você vai parar com isso agora, ou nós enviarei mais até que você queira sentar e conversar.'”

Os comentários de Pence podem ser interpretados como significando que Biden enviou o secretário de Estado, Antony Blinken, para marcar uma reunião com a China imediatamente após o balão ter sido avistado no espaço aéreo dos EUA. Não foi isso que aconteceu…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸