Apurado pelo site Estadão Verifica
Ventos podem chegar até 100 km/h entre os dias 17 e 19 de novembro; mensagem que circulava no WhatsApp não havia sido emitida pelo Inmet ou pela Defesa Civil
Atualização: Após a publicação desta checagem, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para tempestades e rajadas de vento intensas neste fim de semana no Estado de São Paulo. O alerta foi publicado às 16h e vale entre sexta-feira, 17, e domingo, 19. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) paulista informou que podem ocorrer ainda temporais, raios e granizo.
As rajadas de vento podem atingir até 100 km/h antes ou durante as chuvas. A Defesa Civil pede que a população evite áreas arborizadas no momento das tempestades porque há risco de queda de árvores. “Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas”, alerta a Defesa Civil. “Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências”.
Esta verificação do Estadão Verifica, publicada inicialmente às 10h desta quarta-feira, dizia respeito a uma mensagem que circulava no WhatsApp desde pelo menos o dia 10 de novembro. A mensagem dizia haver um alerta da Defesa Civil de SP e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas e rajadas de vento intensas nos dias 18 e 19 de novembro. Tanto a Defesa Civil de SP como o Inmet negaram ter emitido o alerta que circula no aplicativo de mensagens…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica