Verificado: Decisão de Nunes Marques sobre Francischini é antiga e não está em vigor

Apurado pelo site UOL Confere

É distorcido um vídeo que circula nas redes sociais sobre a decisão do ministro do STF Kassio Nunes Marques de devolver o mandato ao ex-deputado estadual Felipe Francischini (União-PR).

Além da notícia ser antiga, a medida não está em vigor -ao contrário do que sugere a publicação. O despacho, de 2 de junho de 2022, foi revertido pela Corte cinco dias depois.

O que diz o post

“NUNES derruba decisão do STF – casa caiu”, diz a descrição do post.

“A situação dentro do Supremo Tribunal Federal está de ponta cabeça porque agora Kassio Nunes, o ministro escolhido pelo presidente Bolsonaro, deu uma reviravolta em uma decisão dada pelo Tribunal Superior Eleitoral”, diz o narrador.

Em seguida, ele explica o processo de inelegibilidade de Francischini: “Em outubro do ano passado, o Fernando Francischini, do PSL, perdeu o mandato de deputado estadual. Foi a primeira cassação de mandato eletivo de alguém que propagou a tal fake news contra o sistema eleitoral”.

“O ministro Nunes Marques, do STF, suspendeu nesta quinta-feira, dia 2, ontem, a decisão do TSE”, diz. O autor da publicação também acusa a mídia tradicional brasileira de propagar fake news.

Sobreposta ao vídeo há congratulações ao ministro: “Parabéns Nunes Excelente Notícia”…

Veja a apuração completa no site UOL Confere