Verificado: De acordo com a Lei SAVE, ‘se você é uma mulher que mudou seu nome na certidão de nascimento, digamos por casamento… você não tem mais direito a votar’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Os republicanos do Congresso estão pressionando para aprovar um projeto de lei que exigiria prova documental de cidadania para se registrar para votar. A medida preocupa os defensores dos direitos de voto, que dizem que isso dificultaria o registro entre cidadãos qualificados.

O Safeguard American Voter Eligibility Act, ou SAVE Act , estabeleceria padrões federais para registro de eleitores. O projeto de lei lista documentos que as pessoas podem usar para provar sua cidadania ao se registrar para votar, como certidão de nascimento ou passaporte. O texto do projeto de lei não faz menção a certidão de casamento ou documento de mudança de nome.

De acordo com o Brennan Center for Justice , um grupo de esquerda que defende os direitos de voto, mais de 21 milhões de cidadãos americanos em idade de votar — ou 9% dos eleitores qualificados — não têm acesso imediato a documentos que comprovem sua cidadania.

Os críticos também disseram que o projeto de lei tornaria difícil para uma pessoa que adota o sobrenome do cônjuge após o casamento — esmagadoramente mulheres em casamentos de sexos opostos — se registrar para votar. Se alguém não tiver um passaporte com um nome atual, fornecer documentos com o nome correto seria mais difícil. 

“Se você é uma mulher que mudou seu nome na certidão de nascimento, digamos, por meio do casamento, e adotou o nome do seu marido, você não poderá mais votar se este projeto de lei for aprovado pelo Senado”, disse um usuário do TikTok …

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸