Verificado: Culiacán: Esses vídeos foram tirados de contexto, não são de atos de violência recentes

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Pelo quarto dia consecutivo há um dia de violência e insegurança em Culiacán , Sinaloa. Embora autoridades da entidade tenham minimizado os acontecimentos, são divulgados nas redes sociais vídeos que mostram parte do que se vive na entidade, mas alguns são vídeos que não correspondem aos factos. 

Ele colocou um balde branco e limpo no centro do quintal de sua casa, na cidade de Pelotas, no sul do Brasil, após ouvir alertas sobre um fenômeno conhecido como chuva negra .

“Escolhi um local afastado de paredes ou telhados, para que a água depositada no recipiente caísse diretamente das nuvens, sem entrar em contato com telhados ou paredes”, explica Klug.

É compartilhado um vídeo que mostra um helicóptero com tripulação militar sobrevoando uma área que supostamente corresponde ao estado de Sinaloa, porém fora do contexto.

Você pode estar interessado: O vídeo mostra um repórter durante um tiroteio em Culiacán? Não, a gravação é em Reynosa e em 2009

Na ferramenta de verificação InVID , El Sabueso obteve frames que permitiram uma busca reversa no Google Lens e descobriu que o vídeo original corresponde ao canal do Facebook ‘Fuerzas Armadas de México’ e embora não detalhe a área de sobrevoo, foi publicado no começando em agosto passado…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽