Verificado: Conspiração de ‘troca’ Titanic-Olympic revivida pela verificação de fatos afundada por diferenças de navios

Apurado pelo site Reuters

Postagens de mídia social revivendo uma teoria da conspiração de longa duração – que o naufrágio do transatlântico Titanic no fundo do Atlântico Norte é realmente seu navio irmão Olympic – estão perdendo o contexto que documentou as diferenças entre os dois navios, como números de peça gravados em sobreviventes artefatos, oferecem evidências poderosas de que a troca nunca ocorreu.

A teoria de que o Olympic foi trocado pelo Titanic antes da viagem inaugural deste último em 10 de abril de 1912, e deliberadamente afundado cinco dias depois para receber um pagamento de seguro, ressurgiu online em meio à cobertura jornalística da busca pelo Titan, um submersível privado com cinco passageiros que implodiu em um mergulho para ver o Titanic em 18 de junho de 2023 .

Exemplos de postagens alegando que o Titanic e o Olympic foram trocados para cometer fraude de seguro podem ser vistos no Facebook e .

As postagens compartilham uma foto que dizem ser o Titanic, descrita em uma legenda como retratando o navio em um ferro-velho em 1935. No entanto, a imagem colorida compartilhada online mostra o Titanic durante seu processo de montagem e foi tirada em setembro de 1911, em Belfast, Irlanda do Norte. , do fotógrafo Robert John Welch, de acordo com os Museus Nacionais da Irlanda do Norte, que detém os direitos autorais da foto original em preto e branco .

Além da imagem com legendas compartilhadas online, os historiadores dizem que muitos detalhes da teoria da conspiração não se sustentam. Em particular, as diferenças de design entre o Titanic e o Olympic, visíveis nas fotografias dos dois navios, são consistentes com os destroços do Titanic sendo, de fato, Titanic, e tornando a teoria da troca implausível…

Veja a apuração completa no site Reuters