Verificado: Conferência LGBT foi em 2016 e teve passagens pagas pelo governo Dilma

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo com imagens de pessoas que afirmam ter recebido passagens e hospedagem custeados pelo governo federal para participar de um evento em defesa dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outras (LGBTQIA+). Falta contexto.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“A passagem aérea [para a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Tavestis e Transexuais”] é [paga] pelo governo. Pelo governo federal (…)”

As imagens são antigas. De fato, o governo federal pagou para participantes irem à 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), como confirmou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em nota à Lupa. Contudo, o evento foi realizado em 2016, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Desde aquele ano, não houve outra conferência. A próxima edição acontecerá de 14 a 18 de maio de 2025, em Brasília (DF)…

Veja a apuração completa no site Lupa