Verificado: Condenado pelo assassinato do presidente do Haiti, não vinculou Iván Duque a esse crime

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Um de nossos leitores compartilhou conosco a imagem de uma mensagem que chegou em seu WhatsApp e que começa assim: “URGENTE URGENTE.. DECLARA O PRINCIPAL MERCENÁRIO QUE MATOU O PRESIDENTE DO HAITI, DIZ QUE IVÁN DUQUE E MAIS PESSOAS QUE OS APOIARAM SÃO LÁ PORQUE NÃO OS DEIXARAM PASSAR A COCAÍNA PELO HAITI, É POR ISSO QUE O MATAM.”

Na Colombiacheck verificamos a suposta declaração atribuída a Germán Rivera García, um mercenário colombiano  condenado pelo assassinato em outubro de 2023 , e a classificamos como falsa. O ex-militar se declarou culpado de conspiração para sequestro ou assassinato, mas se absteve de falar. Não encontramos nenhum registro de que ele tenha ligado o ex-presidente Iván Duque à investigação e até mesmo seu advogado na Colômbia negou a suposta acusação de seu cliente.

O mesmo texto também circula em outras plataformas, como X e Facebook. Na primeira encontramos cinco publicações ( 1 ,  2 ,  3  e  4 ), a mais antiga de 24 de fevereiro, incluindo  um tweet de 12 de maio  feito pela conta desinformativa @Mamertos0 – que já verificamos em diversas ocasiões ( 1 ,  2  e  3 ) – que teve 124 mil visualizações e mais de 4 mil curtidas no X.

Mamertos 2.0 ecoa a suposta declaração do colombiano condenado pelo assassinato de Iván Duque “e de outras figuras poderosas da direita colombiana”. O relato afirma que essas pessoas “teriam organizado o assassinato dele [de Moïse], aparentemente por não permitirem que grandes carregamentos de cocaína transitassem pelo seu país”. 

No Facebook, a mensagem foi compartilhada muitas mais vezes. Uma  busca na plataforma  pela primeira frase da cadeia retorna  dezenas de publicações com o mesmo texto do WhatsApp . Descobrimos que ele está circulando pelo menos desde  23 de janeiro  de 2024 e há duas postagens que foram compartilhadas quase 700 vezes no total ( 1  e  2 ). Uma delas foi feita por Voces desde el Rincón, página que se identifica como um meio de informação “para compartilhar informações que os meios de comunicação de massa escondem”, com sede em Barranquilla…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴