Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
A cimeira Africa Facts de 2024, agendada para 9 a 10 de Outubro em Accra, no Gana, reunirá organizações de verificação de factos e especialistas de todo o continente.
Ressaltando os avanços alcançados pelas organizações que combatem a desinformação em todo o continente, a rede Africa Facts cresceu de duas organizações em 2017, para abranger mais de 50 organizações membros que usam principalmente inglês, francês, árabe e amárico. A rede visa fortalecer e elevar a prática de verificação de factos e de construção de resiliência no continente.
A Africa Check será co-anfitriã da cimeira juntamente com os parceiros locais Dubawa e FactSpace West Africa . “Um encontro como este é muito importante para avançar na luta contra a desinformação e a desinformação no continente por muitas razões, mas principalmente porque promove uma cultura de colaboração e parceria. Sem estes, os nossos esforços terão menos probabilidades de ter sucesso ”, observou Noko Makgato, diretor executivo da Africa Check.
Com 24 países africanos entre os 64 a nível mundial que se preparam para as eleições deste ano, destaca a necessidade premente de um esforço intensificado para salvaguardar a integridade dos processos democráticos. A cimeira reunirá organizações de verificação de factos de todo o continente para explorar projectos inovadores e avanços nas práticas de verificação de factos que utilizam nas suas operações diárias.
Wunpini Fatimata Mohammed, membro do Conselho da FactSpace West Africa e professora assistente do Departamento de Comunicação da Universidade Cornell, afirmou: “Num mundo cada vez mais digital, com cidadãos tendo a capacidade de criar conteúdos, a informação tornou-se uma ferramenta incrivelmente poderosa. A forma como a informação é criada, utilizada e partilhada pode criar ou prejudicar os processos democráticos. Esta cimeira apresentará um espaço para os principais intervenientes no espaço de verificação de factos partilharem ideias e aprenderem uns com os outros. Espaços como estes são necessários, pois apoiam e mantêm democracias vibrantes em todo o continente, fornecendo informações precisas e oportunas em momentos importantes, como durante as eleições.”..
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦