Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Cinquenta organizações de verificação de fatos na África, com presença em pelo menos 30 países, assinaram uma declaração para trabalhar juntas para combater informações falsas e prejudiciais no continente.
A declaração é resultado da cúpula Africa Facts 2024, realizada em Accra, Gana, nos dias 9 e 10 de outubro.
A cúpula foi convocada pela Africa Check , a primeira organização apartidária de verificação de fatos do continente, sob os auspícios da rede Africa Facts .
“Na última década, temos falado sobre o valor do debate público honesto, mantendo a higiene da informação e garantindo que figuras públicas na África tomem decisões com base em dados e fatos de qualidade. Agora, colocamos todas as ideias no papel como um primeiro passo para construir – ou reconstruir – resiliência e integridade da informação no continente”, disse Noko Makgato, diretora executiva da Africa Check.
Ao assinar a Declaração de Accra sobre Integridade e Resiliência da Informação , as organizações se comprometeram a envolver a sociedade civil, governos responsivos, plataformas tecnológicas, instituições e comunidades regionais, globais e multilaterais para desenvolver a higiene e a integridade da informação e consolidar a resiliência da informação…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦