Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷
Sucesso surpreendente de bilheteria americana, graças ao apoio da direita conservadora, o filme chegou à França precedido de uma reputação sulfurosa.
Depois de ter acumulado, neste verão, 185 milhões de dólares (171,7 milhões de euros) em receitas nos Estados Unidos para um orçamento de produção pouco superior a 14 milhões, o filme Sound of Freedom , de Alejandro Monteverde, é lançado quarta-feira, 15 de novembro, em França.
Este thriller sobre o tráfico de menores foi aguardado com entusiasmo por parte da direita conservadora e dos círculos conspiratórios. Para outros, é visto como um marcador preocupante da contaminação da imaginação ocidental por uma visão de pedofilia que é ao mesmo tempo religiosa, caricaturada e distante da realidade.
Sound of Freedom conta a história da luta de Tim Ballard, um agente especial americano interpretado pelo ator Jim Caviezel ( A Paixão de Cristo , Pessoa de Interesse ). Depois de salvar um jovem mexicano de uma rede de tráfico de crianças, ele deixa seu cargo para tentar encontrar e libertar a irmã deste último.
É uma ficção inspirada em fatos reais. A criminalidade infantil organizada é uma realidade sinistra: a base de dados da Interpol lista 14.500 crianças criminosas e 32.700 vítimas menores de exploração sexual em sessenta e oito países.
Tim Ballard é um autêntico ativista de direitos humanos, conhecido por ter fundado, em 2013, a Operation Underground Railroad (OUR), uma organização sem fins lucrativos especializada na infiltração de redes de pedofilia na América Latina e no Caribe. O filme narra sua primeira operação, sua infiltração na máfia colombiana, em 2013, ainda que de forma ficcional…
Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷