Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Está circulando no Facebook (1, 2, 3) e TikTok (1, 2, 3) um vídeo no qual um apresentador garante que o presidente, Gustavo Petro, busca vingança contra os colombianos após a marcha da oposição em 20 de junho para rejeitar suas reformas e o colapso no Congresso dos projetos de reforma política , trabalhista e de legalização da maconha para uso adulto .
Aos 4:23 minutos, uma mulher que atua como apresentadora no audiovisual, que imita o formato de um telejornal, afirma que “o Petro suspendeu o pagamento de mais de 10 bilhões de pesos devidos à EPS em todo o país, o que obviamente afeta diretamente o serviço de saúde de milhões no país”.
Ele acrescenta que “o ex-superintendente de Saúde Fabio Aristizábal disse que tudo indica que a estratégia do governo Petro está atingindo seu objetivo. O governo da mudança está gerando uma crise implícita no setor de saúde, forçando à crise um dos melhores sistemas de saúde da América Latina. Mas como eles estão fazendo isso? Não estão pagando a EPS, não estão dando a eles os recursos necessários para que possam funcionar adequadamente e atender prontamente os colombianos”.
Da mesma forma, afirma que “não é que não haja dinheiro, senhores. Há dinheiro, mas não para o sistema de saúde colombiano. Isso para o Petro é irrelevante. Mas há dinheiro para os criminosos, porque em suas próprias palavras o presidente colombiano anunciou ontem que vai criar o maior exército da Colômbia e que vão investir um bilhão de pesos para armar e equipar. Por que criar um novo exército inexperiente, quando existem as Forças Armadas da Colômbia, uma das mais bem preparadas do mundo, que bem poderiam ser financiadas com mais recursos?
Em seguida, mostra o fragmento de outro vídeo em que Petro diz: “Pesquisando uma mudança de recursos, que nos traria um bilhão de pesos para o próximo ano. Troca de recursos em troca de não entrar ou deixar de estar nas gangues”.
A mulher acrescenta que “enquanto o Petro desfinancia a Polícia, os militares e o sistema de saúde colombiano, deixa a saúde dos colombianos vulnerável ao dizer que não há dinheiro. O dinheiro, senhores, está sendo usado para criar seus próprios grupos compostos por gangues criminosas e delinquentes para cobrir suas costas” e compara estes últimos com os grupos da Venezuela…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴