Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Circula nas redes a captura de uma mensagem de WhatsApp que alerta sobre supostos danos da reforma previdenciária cuja aprovação está sendo discutida no Congresso da República: “[…] o artigo 14 consagra o reajuste anual das pensões de aposentadoria, velhice , invalidez e sobrevivência, o artigo 50 estabelece o abono adicional de novembro conhecido como abono de Natal, se a reforma for aprovada significa que sua pensão não aumentará mais a cada ano e você não receberá mais o abono de Natal […] ”[ sic].
A imagem já apareceu em postagens do Facebook ( 1 , 2 , 3 , 4 ) e Twitter ( 1 , 2 ), além do WhatsApp, onde aparentemente é compartilhada a cadeia registrada na captura.
A referida reforma tramita no Projeto de Lei do Senado 293 de 2023, cujos artigos foram parcialmente aprovados na última terça-feira, 16 de abril. Além disso, como se pode verificar no final da imagem, o contexto em que circula é o prelúdio da marcha da oposição , convocada para o próximo domingo, 21 de abril.
No entanto, após análise das afirmações, constatamos que são enganosas, uma vez que a revogação dos referidos artigos não implica a perda dos benefícios mencionados no texto antigo, uma vez que a reforma os mantém e os ordena de acordo com as novas disposições.
Em relação ao artigo 50 da Lei 100 e ao abono de dezembro ou “gratificação de Natal”, já realizamos duas verificações que negam o suposto impacto da reforma. São eles “ A reforma previdenciária do Petro não eliminará o abono de dezembro como afirma a cadeia ”, publicado em novembro de 2023, e “ Mais uma vez, a reforma previdenciária do Petro não eliminará o abono de Natal para os aposentados ”, publicado em 22 de fevereiro…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴