Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
A placa gráfica viral é editada. Lowe’s nos confirmou que seu CEO, Marvin Ellison, não fez tal declaração.
Ao longo do ano passado, a Home Depot enfrentou uma reação online significativa devido às opiniões políticas conservadoras de dois dos seus fundadores, Bernie Marcus e Ken Langone, ambos os quais apoiaram abertamente o ex-presidente Donald Trump. Apesar de estarem aposentados, suas posições políticas geraram indignação nas redes sociais, com muitos usuários de tendência esquerdista pedindo aos clientes que levassem seus negócios para a Lowe’s. A Lowe’s foi destacada por alguns como uma alternativa mais progressista, citando o apoio financeiro da empresa a empresas pertencentes a minorias e o facto de o seu actual CEO, Marvin Ellison, ser um dos poucos CEO negros a liderar uma empresa Fortune 500 .
À medida que as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos se aproximam, uma placa gráfica começou a circular online, supostamente da CNBC. Este gráfico afirma que o CEO da Lowe, Marvin Ellison, fez uma declaração dizendo: “Se os conservadores não gostam de nossos valores, eles deveriam levar seu dinheiro para a Home Depot”. A imagem inclui o logotipo da CNBC e uma foto de Ellison, dando-lhe uma aparência de credibilidade.
O gráfico provocou uma discussão considerável, mas levanta uma questão importante: será que Marvin Ellison realmente fez esta declaração controversa ou o gráfico é uma invenção?
Postagem no Instagram
Tópico Post Fact Check- Começamos nossa investigação com uma pesquisa básica por palavra-chave no Google, mas não rendeu nenhuma notícia atribuindo esta declaração viral a Marvin Ellison. Se Marvin Ellison tivesse realmente feito esta declaração, provavelmente teria sido coberta pelos principais meios de comunicação.
Em seguida, realizamos uma pesquisa por palavra-chave para encontrar quaisquer reportagens relevantes da mídia sobre Lowe’s transmitidas pela CNBC. Essa pesquisa nos levou a uma reportagem publicada pela CNBC em 20 de agosto de 2024. O relatório afirmava que a Lowe’s havia reduzido sua previsão para o ano inteiro após experimentar um declínio nas vendas trimestrais, e a empresa previu gastos fracos com reformas residenciais no segundo semestre de o ano. Numa entrevista à CNBC, o CEO Marvin Ellison explicou que os consumidores estão a adiar os gastos enquanto esperam que a Reserva Federal reduza as taxas de juro. Este relatório foi divulgado uma semana depois que o concorrente da Lowe, a Home Depot, também projetou um segundo semestre mais fraco. Este relatório também não menciona nenhuma citação semelhante à mencionada na reivindicação viral. Encontramos um boletim de notícias em vídeo publicado pela CNBC em 20 de agosto de 2024. A manchete do relatório afirma “Lowe’s corta perspectiva para o ano inteiro, pois espera que as vendas de reformas residenciais enfraqueçam”. Neste boletim de notícias de 2 minutos e 36 segundos, podemos ver o âncora discutindo o relatório trimestral de vendas da Lowe’s. O âncora então menciona a declaração de Marvin após a publicação do relatório trimestral de vendas de Lowe. Durante 46 segundos a 1:01 segundos, podemos ver a mesma placa gráfica vista na imagem viral. No entanto, o texto nestas placas gráficas é diferente daquele visto na imagem viral.
Esta placa gráfica deixa claro que a imagem viral foi criada a partir de uma captura de tela da placa gráfica exibida no boletim de notícias da CNBC e depois editada com a declaração viral. Você pode ver a comparação entre o boletim de TV original veiculado pela CNBC que inclui a placa gráfica original e a imagem viral abaixo…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳