Apurado pelo site Snopes
Começando por volta de 2020 , rumores de um castelo “secreto” abandonado na França inspiraram muitos dos chamados “exploradores urbanos” (“urbex”, para abreviar) a encontrar sua localização, invadir e fotografar seu conteúdo abandonado. A propriedade é conhecida como Chataeu de la Chasseigne e tem uma longa história que remonta ao século XVI.
Uma pessoa inspirada a viajar para lá, em 2022, foi o urbex TikToker Ramy Awad. Nessa viagem, ele criou um vídeo intitulado “Explorando um castelo que pertencia aos passageiros do Titanic”, que se tornou viral, em parte graças à cobertura de veículos como o New York Post e o Newsweek . Falando ao Post , Awad afirmou que
Ele compartilhou essencialmente o mesmo vídeo novamente em maio de 2024 , trazendo ainda mais viralidade às alegações de um link do Titanic.
Via TikTok, Snopes contatou Awad para perguntar qual documentação o levou a concluir que Østby estava ligado à propriedade. Citando a nossa cobertura da guerra Israel-Hamas, ele respondeu que “não tinha palavras para” Snopes e bloqueou a conta deste repórter…
Veja a apuração completa no site Snopes