Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Últimos dados do Eurostat colocam Portugal abaixo da Suíça em relação aos preços da alimentação, habitação e tabaco. Suíça surge no topo da tabela dos países europeus com custo de vida mais elevado.
Últimos dados do Eurostat colocam Portugal abaixo da Suíça em relação aos preços da alimentação, habitação e tabaco. Suíça surge no topo da tabela dos países europeus com custo de vida mais elevado.
Com a taxa de inflação a apresentar números elevados em praticamente toda a zona euro, os efeitos dos sucessivos aumentos observados nos últimos anos continuam a sentir-se na carteira dos consumidores, em particular no que diz respeito aos preços da energia, habitação, alimentos ou matérias-primas. Ou seja, o custo de vida continua a agravar-se. À boleia do aumento generalizado dos preços, nas redes sociais são muitas as publicações que têm surgido a fazer paralelismos entre os valores praticados em Portugal e em outros países do continente europeu. Um desses posts faz mesmo uma comparação direta com o suposto “menor” custo de vida na Suíça.
Na publicação, partilhada nas últimas semanas no Facebook, o autor revela que em “conversas com amigos que vieram da Suíça” chegou à conclusão de que os custos com “habitação, tabaco e alimentação” são mais baixos na Suíça que em Portugal. O post não revela qualquer outra fonte, a não ser essa comparação alegadamente feita por amigos. Ainda assim, são várias as pessoas a refutar essa informação nos comentários da publicação, referindo, por exemplo, que a alegação feita “é uma grande mentira” e que na Suíça “é tudo muito mais caro”. Será verdade que o custo de vida da Suíça é mais baixo que em Portugal?
Olhando para os dados do Eurostat — o Serviço de Estatística da União Europeia (UE) responsável pela publicação de estatísticas e indicadores que permitem fazer uma comparação entre países e regiões —, os números mais recentes que encontramos sobre preços da alimentação, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) e tabaco são referentes ao ano 2022…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹