Verificado: Carlos González: Por trás dos incêndios há pessoas com propósitos desestabilizadores

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por José Rivas

Durante os primeiros quatro meses de 2024, a Venezuela passou por um dos períodos de maiores incêndios florestais dos últimos anos. Milhares de hectares foram queimados em diversos estados do país, deixando danos ao ecossistema e à fauna, segundo relatos documentais.

Neste contexto, no dia 4 de abril, Carlos González, prefeito do município de Bruzual, no estado de Yaracuy, afirmou o seguinte: “ Por trás dos incêndios há pessoas com propósitos desestabilizadores ”.

Tal como González, diferentes porta-vozes do governo de Nicolás Maduro indicaram que os incêndios fazem parte de um alegado plano. O Ministro do Ecossocialismo, Josué Lorca, anunciou em rede nacional que estavam em “alerta para ataques” que procuravam gerar uma matriz de desestabilização. O governador de Carabobo, Rafael Lacava, destacou em sua conta no Instagram que os incêndios ocorrem por causa da “maldade” dos “criminosos”.

Durante um dos seus programas semanais, transmitido no início de abril, o presidente Nicolás Maduro disse: “ Os incêndios são uma estratégia do fascismo para criar ansiedade, para criar agitação ”.

Após os incêndios, as autoridades estaduais anunciaram a prisão de 16 pessoas por supostamente causá-los . No entanto, ainda não foram divulgados dados sobre a investigação ou provas que especifiquem o motivo deste dano ambiental…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪