Verificado: Breyers deixou de ser um sorvete? Desvendando as alegações virais sobre ‘sobremesa congelada’, polpa de madeira e etilenoglicol

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Sorvete é um alimento popular. Muitas discussões sobre ele ocorrem nas redes sociais; às vezes, marcas famosas de sorvete são alvos. Esta é a nossa investigação sobre um desses incidentes.

Postagens em mídias sociais 

Postagens nas redes sociais dizem que o sorvete Breyers não se qualifica mais como sorvete; agora, é uma sobremesa congelada.

A publicação afirma ainda que agora, legalmente, o produto deve ser chamado de Sobremesa Congelada, pois é composto por 50% de ar e tem apenas uma pequena porcentagem de leite ou creme. O ingrediente substituto é xarope de milho e etilenoglicol para “maciez”, e é por isso que ele não derrete.

As postagens ainda afirmam que, quando a Unilever comprou a Breyers, após remover ingredientes caros como açúcar e creme de verdade, a empresa afirmou que estava produzindo um sorvete com textura mais suave e leve do que o sorvete de verdade. As postagens alegam que a textura mais leve foi retirada do ar. 

As publicações nas redes sociais destacam ainda que, ao considerar os outros emulsificantes e estabilizantes, ambos utilizam goma de celulose, outro nome para um derivado da polpa de madeira, que as pessoas comem. Essas publicações acrescentam que goma de celulose é outro nome para o derivado da celulose Carboximetilcelulose (Wikipedia), feito de polpa de madeira.

Facebook

Decidimos fazer uma verificação de fatos sobre isso…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳