Verificado: Bill Gates não financiou pesquisas para tornar a gripe aviária transmissível aos humanos

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

“Bioterrorismo: A Fundação Gates concedeu US$ 9,5 milhões à Universidade de Wisconsin-Madison para tornar a gripe aviária H5N1 transmissível aos humanos”, observa uma postagem no X, antigo Twitter. No entanto, isso é desinformação. 

El financiamiento de 9.5 millones de dólares de la Fundación Gates a la Universidad de Wisconsin-Madison fue para una investigación que permitiera conocer cómo la gripe aviar (virus H5N1) podría desarrollar mutaciones que afectan la salud humana, no para provocar que el virus se transmita às pessoas. 

A Universidade de Wisconsin explicou que os vírus aviários não costumam infectar humanos ou outros mamíferos, mas a identificação de mutações destes vírus permitiria prever o potencial pandémico da gripe aviária no futuro.

A publicação desinformante alcançou 1.000 curtidas, 2.000 compartilhamentos e teve alcance de mais de 35.000 visualizações no X. Para apoiar sua falsa afirmação, a publicação compartilhou um artigo do site Naturalnews, página que foi classificada como espalhadora de desinformação pela NBC News e o Instituto para o Diálogo Estratégico . 

Veja: Jovens da Baixa Califórnia tornam-se os novos observadores comunitários do boto vaquita

Em 19 de novembro de 2009 , a Universidade de Wisconsin-Madison recebeu uma doação de US$ 9,5 milhões por cinco anos da Fundação Gates para pesquisar mutações do vírus da gripe aviária que poderiam ser ameaças potenciais à saúde humana…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽